(11) 2967-2691
Facebook Twitter Skype

Você esta aqui: Home » Implantes Odontológicos » Implante Dentário

Implante Dentário

A melhoria da qualidade de vida, o envelhecimento da população, a falta de dentes, o desconforto causado pelo uso de próteses removíveis, os aspectos psicológicos da perda dental, são alguns fatores responsáveis pelo aumento dos tratamentos associados a implantes dentários.

O tratamento reabilitador por meio de implantes dentários, tem como objetivo, preservar as estruturas bucais, recuperar a estética, a fonética e a função perdidas devido a ausência dentária, possibilitando uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

Os implantes dentários são parafusos de titânio instalados cirurgicamente na maxila e na mandíbula, na grande maioria das vezes, sob anestesia local e no próprio consultório odontológico com o objetivo de substituir a raiz dental perdida. É a primeira fase do tratamento (Fig 01).

Implantes Dentários

A segunda fase do tratamento é a instalação da prótese sobre implante dentário, que pode ser realizada em acrílico ou cerâmica (porcelana). (Fig 02)

Implante Dentário

O titânio é o metal utilizado na fabricação dos implantes dentários. Apresenta propriedades como resistência e biocompatibilidade, ou seja, pode permanecer no organismo humano sem rejeição ou danos ao tecido ósseo.

A taxa de sucesso dos implantes dentários de aproximadamente 97%, os resultados previsíveis a longo prazo e as vantagens das próteses sobre implantes dentários, fazem com que os implantes dentários se tornem uma excelente opção para substituir um dente perdido.

Os implantes dentários que utilizamos hoje, são possíveis de serem realizados devido a descoberta do fenômeno da osseointegração em 1965 pelo médico sueco P-I Branemark, que em outras palavras é a união do tecido ósseo do paciente ao implante dentário.

Aproximadamente 16 anos após a descoberta do fenômeno da osseointegração, estudos que comprovavam a eficiência dos implantes dentários começaram a ser publicados e a técinica foi apresentada para o resto do mundo. A primeira cirurgia de implantes dentários realizada do Brasil, utilizando essa técnica, ocorreu em 1988.

Inicialmente, segundo o protocolo proposto por Branemark, os implantes dentários deveriam permanecer por um período de três a seis meses sem receber cargas, ou seja, os implantes dentários não poderiam ser conectados imediatamente a uma prótese fixa, o que chamamos hoje de carga imediata.

Altos índices de sucesso foram relatados na literatura mundial quando os implantes dentários eram realizados seguindo este protocolo proposto por Branemark.

Trabalhos recentes tem mostrado que altas taxas de sucesso também podem ser observadas nos implantes dentários, mesmo que estes sejam submetidos a carga imediata.

Consideramos carga imediata, a fixação de implantes dentários e instalação de próteses fixas no mesmo dia ou em até 72 horas.

A carga imediata não é possível ser realizada em todos os casos, dependendo das condições ósseas do paciente, tipo de mordida, etc. Nesses casos o paciente não fica sem dentes, são realizadas prótese temporárias estéticas durante um período de aproximadamente 2 a 6 meses. As próteses temporárias são instaladas imediatamente após a fixação dos implantes dentários.

Existem diversos fabricantes de implantes dentários no mundo, como por exemplo Straumann(Suiça), Nobel (Suécia) , Intra-Lock (EUA), Biomet 3i (EUA), Ankylos (Alemanha) e no Brasil (INP, Titaniumfix, Conexão, Neodent, Sin, Dentoflex, Bortoli, Serson, entre outros). Cada empresa desenvolve um desenho próprio do implante dentário e executa tratamentos especiais na sua superfície que fica em contato com o osso do paciente.

Os implantes dentários Straumann (Suiça), oferecem algumas vantagens como a osseointegração em 6 semanas, tratamento em uma única fase cirúrgica e estudos científicos a mais de 25 anos. (Fig 03)

Implante Dentário

Uma pesquisa recente realizada no Brasil e divulgada em uma das melhores revistas de implante dentário do país, avaliou a satisfação de pacientes que foram reabilitados por implantes dentários. O resultado da pesquisa demonstrou que dos 122 pacientes entrevistados, 102 pacientes encontravam-se plenamente satisfeitos, 101 pacientes fariam novamente o tratamento se fosse necessário e 106 recomendariam com certeza o tratamento a um amigo ou parente.

Assista ao vídeo de implantes dentários




Implante Dentário

Seu navegador não suporta o vídeo.

FONTE

DINATO JC, POLIDO WD. Implantes osseointegrados – Cirurgia e Prótese. Artes Médicas, 2004

Leão MP, Granato R, Oderich E, Boff LL, Buttendorf AR, Bianchini MA. Avaliação da satisfação de pacientes reabilitados por implantes osseointegráveis. Rev ImplantNews, v6, n4, 2009.

REVISTA IMPLANTE NEWS, V.6 – EDIÇÃO ESPECIAL 2009

WWW.STRAUMANN.COM.BR

Assista mais videos

Saiba mais sobre Implante Dentário

Ligue para (11) 2967-2691 ou entre em contato por email.

ComentáriosComentários

*
*




23/03/2013 Patricia franco disse
Protocolo arcada inferior
Central de atendimento
(11) 2967-2691

Facebook Twitter Skype
Unidade Itaim Bibi - Unidade Tatuapé - Unidade Vila Maria - Unidade Guarulhos
Yaslip - Marketing de busca W3C XHTML 1.0 - Site Desenvolvido nos padrões W3C Site Desenvolvido nos padrões W3C

Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.